União das Freguesias de Carlão e Amieiro União das Freguesias de Carlão e Amieiro

Caracterização

Carlão

Cartão situa-se na zona nordeste do Concelho de Alijó e dista 14 km da sua sede. É composta pelas aldeias de Casas da Serra e Franzilhal. É delimitada pelo Rio Tinhela e pelo Tua. O seu Orago  é “Santa Águeda”.
As suas principais culturas são a vinha, o azeite, a batata, a amêndoa e os tão famosos figos secos.
Em termos de riqueza patrimonial destaca-se a Igreja Matriz, um templo do século XVIII que conserva no seu espólio uma sagrada custódia setecentista e uma imagem da autoria de Teixeira Lopes, representando Jesus Cristo crucificado. Com três altares, o do Santíssimo Sacramento, o de Nossa Senhora do Rosário e o de S. Sebastião.
Possui uma Estação Termal de águas sulfúreas sódicas ou primitivas com excelentes propriedades para cura de doenças da pele e reumatismo.

Existe também a leste desta freguesia, um conjunto arqueológico constituído pelo morro do castelo, onde se localizam vestígios de um povoado fortificado e onde se podem descobrir imensas marcas de atividade deste povo da Idade do Ferro, posteriormente romanizado. Mais à frente na direção do Franzilhal, vamos encontrar aquele que em termos arqueológicos será o mais valioso espólio existente no Concelho – O abrigo da Pala Pinta, conjunto de pinturas rupestres do período do Neolítico/Calcolítico.


Amieiro

O Amieiro foi, ao que parece, uma freguesia fundadora do Concelho de Alijó, em 1226. Situa-se a 13 Km para nascente, na margem direita do rio Tua.
A palavra Amieiro liga-se sobretudo às culturas agrícolas: provém da árvore do mesmo nome, características das margens dos rios ou das terras húmidas.
Trata-se de uma aldeia granítica que se estende em cascata na encosta do Monte da Cunha. 
As pessoas são acolhedoras, dinâmicas e muito devotas de Santa Luzia, a sua padroeira. Deste modo, a festa em sua honra (último fim-de-semana do mês de julho de cada ano), é um dos mais significativos elementos de união e convívio entre todos os Amieirenses.
Por outro lado, o Grupo Recreativo do Amieiro publicou ininterruptamente durante uma década, com uma tiragem média mensal de 600 exemplares, o jornal “A Voz do Amieiro” até hoje único no nosso concelho e prestigiado no distrito.
 Zona de microclima verdadeiramente propício ao cultivo de produtos temporãos.
Quanto ao património cultural, refere-se a Igreja Matriz equipada com um carrilhão de oito potentes sinos, único no Norte do país e é uma réplica ao do Santuário de Fátima, a  Capela secular de Nossa Senhora da Conceição. O seu orago é a Santa Luzia.


Carlão e Amieiro

Devido à reorganização administrativa do território ocorrida em 2013, a freguesia de Carlão e a freguesia do Amieiro foram agregadas., passando a designar-se de  União das Freguesias de Carlão e Amieiro, com sede em Carlão.

A União das Freguesias de Carlão e Amieiro ocupa 33 km² de área e em 2011 registava 800 habitantes.  A sua densidade populacional é 24,2 hab/km².

© 2024 União das Freguesias de Carlão e Amieiro. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia